Jesus está voltando!

31 de maio de 2013

COMO SOCORRER SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

PRIMEIROS SOCORROS PARA CÃES E GATOS

MEDIDAS GERAIS:


Hemorragias e cortes profundos, picadas de cobra, choques elétricos e queimaduras, vômitos e diarréias, ataques epiléticos, intoxicações ou envenenamentos.
O QUE FAZER:
1. Deitar o animal sobre o lado direito.
2. Manter a cabeça e região do tronco mais baixo do que a parte traseira do corpo. Isso garantirá que o sangue chegue ao cérebro e coração.
3. Aquecer o animal: enrole-o em um cobertor e coloque uma bolsa de água quente ou garrafa com água quente próximo ao animal, se for possível.
4. Coloque a língua do animal para fora de um dos lados da boca, para garantir que a respiração não seja obstruída.
5. Estanque qualquer hemorragia (ver conduta em casos de hemorragia)

Fique atenta (o)! Os primeiros sinais de ENVENENAMENTO são: salivação, vômitos, inchaço, vermelhidão na boca, taquicardia, diarreia, tremores, secreções bucais e até convulsões.

Se você não consegue identificar o agente causador do envenenamento, procure orientação no Centro de Controle de Intoxicações: 0800-7226001.
Quando houver suspeita, dar água morna salgada ou água óxigenada 10 vol. ( uma colher de sopa), que em contato com o estômago, vira água salgada e faz o animal vomitar. Em seguida, dar Atroveran ( 1 gota por kg de peso de 6 em 6 horas), é o melhor antídoto para venenos do tipo 1080 e Chumbinho.

Importante, você que tem cães ou gatos em casa ou mesmo que não tenha, mas goste de animais, tenha sempre por perto (em casa, no carro, na bolsa):
ÁGUA OXIGENADA 10 vol.
ATROVERAN
O Carvão Vegetal também ajuda muito em envenenamentos ( inclusive humanos), pois é absorvente. Já existe nas farmácias em comprimidos.

ASFIXIA E SUFOCAMENTO

O engasgamento ou o sufocamento (asfixia) acontece quando o objeto ou pedaço de comida fica parado na garganta ou via respiratória.
Um animal engasgado pode apresentar:
 -Incômodo na boca e movimentação em excesso
-Movimentação da língua e salivação
-Arroxeamento das mucosas, língua e gengivas
-Movimentos para trás e tentativa de tirar o objeto com as patas
 O primeiro passo é identificar onde está o objeto. Se estiver de forma visível na garganta, você pode retirar com cuidado e com o auxílio de uma pinça ou os próprios dedos. Caso você não visualize ou não alcance o objeto, você pode dar uma colher de azeite para o animal que o ajudará a lubrificar o canal da garganta e realizar a Manobra de Heimlich no animal. Ao ingerir o azeite, o animal pode também engolir o objeto, neste caso leve-o ao veterinário para saber se será necessário o procedimento cirúrgico ou não.

Para fazer a Manobra de Heimlich em animais de porte grande, coloque-o de costas para você, erga-o com as costas do animal encostadas no seu peito e pressione-o logo abaixo das costelas com as duas mãos esticadas ou os dedos entrelaçados. A pressão deve ser feita com força para que o animal solte o objeto com pressão, o chamado "efeito rolha". Se o objeto não sair na primeira vez, tente até que consiga. Se não conseguir erguer o animal, dobre-se sobre ele e abrace-o com força abaixo de suas costelas.Em animais menores ou gatos, o processo deve ser feito colocando o animal de cabeça para baixo, segurando seus pés e dando um tapa seco nas costas. No momento do tapa, deve-se cuidar com a coluna do animal, para evitar que quebre. Se não se sentir seguro para agir dessa forma, pode fazer como em bebês. Coloque o animal em seu colo, com o seu joelho entre as patas dianteiras e a cabeça levemente inclinada para baixo, e bata em suas costas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário